sexta-feira, 30 de março de 2012

O que é FundaMental?

Saúde é mais do que simplesmente a ausência de doenças, é um estado de bem estar psíquico, físico, social e anímico.

Acredito que o ritmo acelerado do homem atual, associado a uma jornada de trabalho e de compromissos, provoca uma realidade conflitante. O bombardeio de informações, a mobilização excessiva da mente racional e a falta de tempo para dedicar-se a si mesmo são as causas da ansiedade crônica e suas conseqüências. Por isso, a qualidade de vida é proporcional ao tempo que reservamos para nós mesmos, no sentido de nos integrarmos com a natureza, cultuando um mundo interior mais rico e significativo. O ser humano não é uma máquina programada para produzir mecanicamente bens e conhecimentos.

Fundamental é poder respirar, comer, descansar, estudar, trabalhar, dormir e nascer de novo a cada alvorecer...

Fundamental é poder subir a montanha todos os dias e lá de cima, poder observar a plantação crescendo e florescendo, abençoado por este céu infinito, por esta terra fértil e acolhedora!...


Fundamental é ser feliz!...

por Emy Sato - Acupunturista





Sabe-se que a relação do ser humano com os cavalos é milenar . Existe uma possibilidade de elo, cumplicidade e vínculo permeado de sensibilidade.
O que me encanta é que o cavalo estabelece uma relação com a pessoa pela sensibilidade, para ele não importa a aparência e , sim, o quanto ele pode confiar na pessoa que vai comandá-lo. A aproximação se dá pela via do afeto em uma linguagem não- verbal. Trata-se de um desafio constante quando temos que "falar com quem não fala" , mas sente muito e está esperando os comandos da pessoa que irá montá-lo. Nesta relação de troca mútua se cria o conjunto cavalo/amazonas ou cavalo/cavaleiro que estão livres para galopar e seguir uma aventura ou, simplesmente, um passeio.

A equitação é um esporte que exige muita concentração e atitude do atleta que está praticando para evitar acidentes . É uma das poucas modalidades esportivas praticadas com outro ser vivo o que  a torna ainda mais complexa e gratificante.

Hoje temos várias Hípicas no Vale dos Sinos com ótimos instrutores que podem tornar esta experiência viável e segura para todos , marque a sua primeira aula que geralmente é grátis e experimente !
FundaMENTAL é desenvolver a sensibilidade e confiança nas relações com os seres vivos.

por Anamaria Weissheimer - Psicóloga



É uma pergunta inquietante que me faz pensar, refletir e buscar resposta! A vida me trouxe aqui, para onde a levarei? Sintonizar com a vida é uma escolha e não uma imposição. Fui criada, projetada em cada detalhe. Serei capaz de auxiliar no processo criativo que me foi confiado?

O fundamental é perceber a vida como um processo que vou elaborando, construindo, acertando, errando, com sucessos e fracassos. O cultivo da fé, da espiritualidade e a escolha de valores me ajudam a viver a vida com maior equilíbrio e sabedoria. Ter foco naquilo que quero alcançar encurta caminhos e me mantém na busca das minhas metas.

Acredito que a felicidade é fruto do meu crescimento e desenvolvimento humano, espiritual e profissional. Procuro ter consciência das várias fases que vão se sucessando em mim. Busco viver intensamente cada momento, cada ciclo, cada oportunidade. O autoconhecimento ajuda a me tornar uma pessoa mais livre de preconceitos e de fixações que limitam uma vida mais plena e realizada.
Aprendi que culpar a outros, projetando minhas imaturidades, impossibilita assumir a vida com responsabilidade, perdendo, assim, a oportunidade de amadurecer. Procuro desapegar-me, deixando para trás aquilo que, para mim, não é mais adequado para o momento presente, desta forma, abro espaço para novas experiências e aprendizagens. Viver reconciliada comigo mesma, com o mundo e com as pessoas é dar-me a oportunidade de viver a paz e a serenidade.
A natureza e a vida das pessoas me ensinam, todos os dias, que a vida é frágil, perene, um mistério. Pessoas, sentimentos, preocupações, certezas, obstáculos, tempo, tudo passa e continua o seu caminho. Fazer dos problemas uma oportunidade, uma solução, é uma sabedoria que busco constantemente. 
Cultivar relações interpessoais saudáveis, valores, respeito, um momento de silêncio, uma prece, uma caminhada, uma alimentação saudável, com certeza, me proporciona uma melhor qualidade de vida. Considero fundamental dar um sentido à minha existência, que é única e irrepetível. Acima de tudo, me empenho para amar como Deus ama, isto é, gratuita e incondionalmente.


por Maria Stoffel - Enfermeira. Psicóloga. Diretora do Hospital Regina